Teologia da Mesa

Teologia da Mesa
Adquira o seu na Editora Vozes!

Com o Rei na Missa de Maria Rita!

Com o Rei na Missa de Maria Rita!
Vossa majestade e seus 50 anos de sucesso!

No PC digitando seu livro!

No PC digitando seu livro!

Damasceno e Otton Gibson

Damasceno e Otton Gibson
Eternos parceiros musicais!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Parusia, a volta de INRI!

"Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda."
A palavra comum em alemão Wiederkunft (retorno) gera mal-entendidos, pois é como se Jesus, na ascensão, tivesse primeiramente se despedido dessa terra, devendo um dia, no fim dos tempos, retornar a ela. por isso, da "vinda na glória". Os textos litúrgicos da Igreja preferem falar, por isso, da "vinda na glória". A palavra acolhida do grego "parusia" (o reluzir da glória do Senhor) expressam melhor o estado de ocisas intencionado do que o termo "retorno". No entanto, ele está arraigado entre nós, de modo que tentaremos esclarecer um pouco seu sentido.
1. A "vinda de Deus"

         A esperança no retorno de Jesus no fim dos tempos exprime inicialmente um traço fundamental da visão cristã de Deus: Deus está de tal forma junto a nós que é, a um só tempo, o "vindouro" que "virá" em Jesus. A "vinda" pertence à autodefinição do Deus judeu-cristão, tanto no Antigo como no Novo Testamento.(texto em construção)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário