Teologia da Mesa

Teologia da Mesa
Adquira o seu na Editora Vozes!

Com o Rei na Missa de Maria Rita!

Com o Rei na Missa de Maria Rita!
Vossa majestade e seus 50 anos de sucesso!

No PC digitando seu livro!

No PC digitando seu livro!

Damasceno e Otton Gibson

Damasceno e Otton Gibson
Eternos parceiros musicais!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Sorte das Feias (Enfatizar a verdadeira beleza)

O que significa ter a sorte, o destino, das feias? Isso lhe parece de mau augoro? Deixe-nos contar o que disse Ellen Dastry no seu belíssimo livro:"Histórias que podem mudar sua vida!" da Editora gente. Diz ela: "Deixe-me contar algo que aprendi quando ainda era bem nova.
Minha irmã sempre foi muito bonita; nunca se referriram a ela como "bonitinha", porque ela não é memso. Ela é bonitona, um mulherão. Nunca precisou de brilhos ou roupas chamativas para aparecer. Não é só a beleza de seus traços bem marcados que impressiona, mas também seu jeito de ser que encanta: altiva, cabeça empinada, peito prá frente, imponente. A tal da Rosana tem uma pose danada! Para completar, ela é muito vaidosa, anda sempre maquiada, com unha feita, cabelo arrumado e muitos adereços _ ela carrega com propriedade colares, brincos, pulseiras e anéis. Ela é assim. É tão dela esse jeito que parece até que nasceu montada com a delicadeza e o capricho com que um joalheiro cria uma peça artesanal.
Numa noite de sábado, Rosana saiu de seu quarto, toda arrumada. Estava indo ao teatro. Minha avó virou para ela e disse: _ Boa noite, querida. Aproveite bem o passeio. Eu lhe desejo a sorte das feias.
Minha irmã riu com o comentário da minha avó e saiu, toda "posuda"e linda.
Assim que ela saiu, perguntei para a minha avó o que significava aquele comentário tão esquisito. Por que desejar a uma pessoa linda que tivesse a sorte das feias? Aquilo havia me deixado intrigada.
Não demorou muito para minha avó me convencer de que, como sempre, ela tinha toda a razão no que dizia.
_Para entender o que digo é preciso muito tempo de observação da vida. A mulher feia se sente inferiorizada, incapaz de conquistar pessoas. Diante disso, ela cria um jeito especial, só dela, de fazer as coisas. Ela se esmera no aprendizado, cultiva a cultura e fomenta sua inteligência. Mas não para por aí. A mulher feia procura também ser doce no jeito de falar. Tem uma atenção extrema com o outro, porque quer agradar, quer chamar atenção. Ela se enche de atributos, busca aprender boas maneiras e bom gosto. Tudo porque é feia. E aí, de repente, por trás da feiura daquela mulher, nasce uma pessoa especial: inteligente, doce, ponderada, cheia de charme. E o homem olha para aquela mulher e encontra tanta beleza que seu amor por ela se torna completo e intenso!
_ A mulher feia envelhece com tranquilidade _ continuou ela. _ Afinal, sua vida não foi pautada na beleza da junventude e, em contrapartida, todos os seus atributos melhoram com o tempo. Um homem não se separa de uma mulher feia. O casamento da feia dura a vida toda, porque é mais sincero e apoiado no amor verdadeiro.
_ Desejo, sim, para todas as mulheres que eu eu quero bem, a sorte das feias _ e com ela a sua sabedoria. Esqueça a sua beleza, mesmo se você for muito bela. Imagine-se feia, muito feia, e aja como tal. Dessa forma você vai se tornar uma mulher feliz.
Pensei muito no que minha avó me disse e em minha irmã tão linda... Mas foi só com o passar do tempo, só vendo chegarem rugas em meu rosto e no rosto de muitas mulheres que eu conhecia, que pude entender melhor o que minha avó dizia. Hoje eu repito suas palavras: desejo a você a sorte das feias!
Ser feia ou bonita na verdade não importa. O que é essencial na vida é a busca pela excelência em todos os sentidos. Ser melhor a cada dia, fortalecer a alma e o coração. Dar argumentos para a sua cultura e seu aprendizado. Agir com amor e inteligência. Isso se chama valorizar a verdadeira beleza. Essa é a melhor fórmula para um caminho de felicidade. A beleza externa é só um detalhe. A beleza interna, a verdadeira beleza, é uma conquista de cada uma de nós...".

Um comentário:

  1. Esta história é muito interessante, Pe.
    Realmente é um texto a ser refletido por todos, que todos tenham a "sorte das feias"!!!


    Ana Maria (Pastoral da Juventude)

    ResponderExcluir